O médico neurologista é o especialista nas doenças do sistema neurológico, incluindo cérebro, sistema nervoso central e nervos periféricos.
Um neurologista conhece a anatomia, função e condições que afetam seus nervos e sistema nervoso. Seu sistema nervoso é o centro de comando do seu corpo. Ele controla tudo o que você pensa, sente e faz — desde mover o braço até as batidas do coração.
Na consulta o médico avaliará os sinais e sintomas, indicando os exames que deverão ser feitos ou os possíveis tratamentos.
Antes de tudo:
Deixe anotado seus sintomas e outras informações de saúde, incluindo medicamentos, alergias, doenças anteriores e o histórico de doenças de sua família. Faça uma lista de suas perguntas.
Consulta:
Será realizado um exame neurológico, avaliando os nervos cranianos, tronco e membros – incluindo os pés – mesmo em condições como dores de cabeça.
Roupas folgadas são recomendadas, por quê permite um exame fácil das pernas, dos joelhos para baixo e dos braços.
Dr. Vitor De Assis Braganholo CRM - SP 238680
Aqui estão as possíveis causas de problemas neurológicos:
Para melhor avaliação do paciente, o neurologista conta com alguns tipos de exame:
Nas doenças neurológicas, colher a história neurológica do paciente é o primeiro passo. Obter uma boa história aproxima muito o diagnóstico. Por exemplo, quando uma história de dor de cabeça de início súbito, náuseas, vômitos e perda de consciência é registrada, há um aumento de pressão e volume na cabeça; Isso pode indicar uma hemorragia cerebral.
O primeiro passo importante para o diagnóstico precoce é a avaliação correta da história do paciente. As etapas usuais no exame neurológico são consciência, nervos intracranianos, sistema motor e sensorial, reflexos, exames do sistema de equilíbrio e coordenação. A avaliação do estado de alerta nos exames de consciência é para determinar em que estágio a consciência do paciente está prejudicada ou turva (letargia, confusão, estupor ou coma).
Para diagnosticar doenças neurológicas, é necessário um processo de exame detalhado. Certos testes são usados para fazer o diagnóstico correto. Esses métodos técnicos podem ser listados da seguinte forma:
Exame físico
Tomografia
Imagem de ressonância magnética
Punção lombar (PL)
Eletroencefalografia (EEG)
Biópsia
Estudos neuroendócrinos
Ultrassonografia
Esses métodos diagnósticos são determinados e manuseados de acordo com a região da doença e que tipo de doença ela pode ser. Os sintomas experimentados na pessoa também são levados em consideração. Após esses métodos de diagnóstico, é determinado que tipo de tratamento pode ser aplicado.
Confira mais informações sobre os exames realizados por nosssa clínica, clique aqui e saiba mais!
Este conteúdo te ajudou? Caso fique com dúvidas entre em contato conosco.
Aqui na Viva Consulta temos os melhores neurologistas bem pertinho de você!
Sem plano e sem mensalidade!
*Todos os valores em até 6x sem juros.