Os raios X (também chamados de radiografia) são um tipo de exame de "imagens médicas" ( radiologia ) que cria imagens de tecidos moles, como ossos e órgãos. O raio X usa uma quantidade segura de radiação para criar essas imagens. Essas imagens ajudam os médicos a diagnosticar doenças e planejar tratamentos adequados.
Os médicos costumam usar raios-X para detectar fraturas, mas as imagens de raios-X são muito úteis não apenas para fraturas, mas também para ajudar os médicos a diagnosticar uma ampla variedade de lesões, distúrbios e doenças. O raio X é uma maneira segura e eficaz para os médicos avaliarem a saúde de um paciente.
Pessoas de todas as idades, incluindo bebês, podem fazer radiografias. Aqueles que provavelmente estão grávidas devem informar o profissional de saúde relevante antes de fazer o raio-X. A radiação dos raios X pode prejudicar o feto.
Os médicos podem solicitar radiografias do paciente para:
Vários tipos de raios X captam imagens de diferentes partes do corpo. Alguns tipos de raios X usam material de contraste (também conhecido como corante) para tornar as imagens mais nítidas.
Alguns dos tipos mais comuns de raios-X incluem:
Raio-X abdominal : Este raio-X; Mostra imagens dos rins, estômago, fígado e bexiga. Ajuda os médicos a diagnosticar condições como pedras nos rins e na bexiga. Existem também algumas radiografias abdominais especiais, como um enema de bário, que usa corantes especiais (chamados de contraste) para avaliar partes do trato digestivo.
Raio-X ósseo : os médicos usam o exame de raio-X ósseo para ver ossos quebrados, articulações deslocadas e artrite. Imagens de radiografias ósseas também podem mostrar sinais de câncer ósseo ou infecção. Uma radiografia da coluna mostra os ossos e tecidos da coluna.
Raio X de tórax : Este teste procura anormalidades no coração, pulmões, ossos e tórax (como pneumonia).
Raio-X dentário : Os raios-X dentários permitem aos médicos avaliar os dentes e as gengivas, procurar infecções e verificar cáries.
Fluoroscopia : A fluoroscopia mostra imagens em movimento de órgãos e tecidos moles (como os intestinos). O médico exibe os órgãos em uma tela em movimento (como um raio-X). Os exames do trato gastrointestinal superior costumam usar fluoroscopia.
Tomografia computadorizada : A TC é um estudo radiológico que usa raios-X e um computador para criar imagens transversais de ossos, órgãos e tecidos. É uma máquina em forma de anel na qual o paciente desliza para tirar essas imagens.
Mamografia : os médicos usam mamografias para obter imagens de raios-X do tecido mamário, avaliar nódulos mamários ediagnosticar câncer de mama .
Ao médico da pessoa que será radiografada; deve fornecer informações sobre seu histórico de saúde, alergias e medicamentos que usa. Se a pessoa está grávida, pensa que pode estar grávida ou está amamentando, deve informar seu médico ou profissional de saúde antes do procedimento de raio-X.
Normalmente, nada é necessário para se preparar para uma radiografia óssea.
Para outros tipos de radiografias, pode ser desejável observar o seguinte:
Evite usar loções, cremes ou perfumes. Objetos de metal como joias, grampos de cabelo ou aparelhos auditivos devem ser removidos. Comer e beber deve ser evitado por várias horas antes do procedimento (para radiografia do trato gastrointestinal superior). Roupas confortáveis ou avental devem ser usados antes da radiografia.
Este conteúdo te ajudou? Caso fique com dúvidas, entre em contato conosco.
Dr. Vitor De Assis Braganholo CRM - SP 238680
Na Viva Consulta temos os melhores profissionais pertinho de você, sem plano e sem mensalidade!
*Todos os valores em até 6x sem juros.