A vasectomia é um procedimento médico que consiste na esterilização dos homens que dicidiram não ter mais filhos no futuro, considerada uma fórmula eficaz para o controle de natalidade.
O procedimento anula os ductos deferentes que transportam o esperma.
Esta cirurgia é eficaz contra gravidez mas não protege contra doenças.
A resposta é sim, porém são muito raros, os casos que falharam representam 1 em 10.000 pessoas que realizaram a cirurgia, ou seja, existe a chance do esperma atravessar alguma cavidade do ducto, porém a vasectomia não deixou de ser eficaz ao longo dos anos.
São retiradas amostra do sêmen após a cirurgia para verificar que não há existência de esperma, se for encontrado, o paciente deverá fazer outra vasectomia.
O paciente antes da consulta deve ter a certeza que não quer ter mais filhos, caso mude de idéia, exite o procedimento para reverter a situação, porém nem sempre é eficaz.
Antes da cirurgia recomendamos que:
O médico aplica anestesia local no escroto, após fazer efeito, ele divide os ductos deferentes os fecha impedindo que o esperma se misture com o sêmen.
Para o fechamento dos cortes, são utilizados métodos de cauterização, onde os ductos são fexados com uma corrente elétrica.
A recuperação é simples, as cicatrizes são bem pequenas.
Você pode sentir alguns sintomas como dor, inchaço e febre porém até aproximadamente 72 horas após a cirurgia eles devem desaparecer. Se continuar o médico deverá ser consultado novamente.
Este conteúdo te ajudou? Se ficar com dúvidas entre em contato conosco.
Dra. Sabrina Marques Chammas | CRM-SP 134681
Aqui na Viva Consulta temos os melhores profissionais pertinho de você. Sem plano e sem mensalidade!
*Todos os valores em até 6x sem juros.