Outubro é reconhecido mundialmente há muitos anos como o Mês da Conscientização sobre o Câncer de Mama. Nesse período especial, abordamos temas relacionados à prevenção, diagnóstico e tratamento moderno do câncer de mama.
Nossa clínica Viva Consulta se une a essa causa nobre com o compromisso de contribuir para a saúde e o bem-estar de suas pacientes.
Entendemos que a prevenção é a chave para combater o câncer de mama, e é por isso que estamos empenhados em oferecer suporte, informação e serviços de saúde que podem fazer a diferença na vida das mulheres.
O câncer de mama é o câncer mais comum em mulheres no mundo (25%) e a causa mais comum de morte (14%), e as pacientes com câncer de mama representam 36% das mulheres que vivem com câncer. Estima-se que cerca de 1,7 milhões de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama a cada ano. É uma doença heterogênea com diferentes subtipos.
A região geográfica é um fator que modifica significativamente o risco de câncer de mama. Na Polônia, o câncer de mama no século passado tornou-se uma das maiores ameaças à mortalidade prematura entre as mulheres.
Homens também podem ter câncer de mama. Estima-se que um em cada 100.000 casos de câncer de mama maligno seja masculino.
Os fatores de risco para o desenvolvimento da doença são complexos, mas fatores relacionados ao estado hormonal da mulher (fatores reprodutivos, idade da puberdade e menopausa, uso de preparações hormonais) parecem ter um impacto fundamental.
A incidência de câncer de mama aumenta com a idade. Entre as mulheres com menos de 45 anos, o câncer é raro e a maioria dos casos ocorre em mulheres com mais de 50 anos correspondendo a aproximadamente 80% dos pacientes.
Estima-se que, limitando ou eliminando os fatores de risco conhecidos e usando as recomendações , até metade de todos os casos de câncer podem ser evitados.
As causas do câncer de mama nem sempre são claras, por isso é importante prevenir usando as recomendações dos especialistas da área.
O autoexame não é mais indicado como método exclusivo de detecção do câncer de mama. Quando você confia apenas na palpação do seio, você pode atrasar a identificação do tumor, retardando o tratamento e reduzindo as chances de cura.
A mamografia é o principal exame de rastreamento do câncer de mama, ele permite a visualização interna das mamas. O câncer de mama em estágio inicial geralmente assume a forma de microcalcificações, que na radiografia assumem a forma de áreas brancas, assim como os ossos, porque transmitem muito menos radiação. Quando o câncer está em fase inicial, é muito difícil ser detectactado apenas pelo auto-exame, por isso a importância de sempre realizar a mamografia.
A ultrassonografia mamária realizada regularmente permite detectar tumores em um estágio inicial, o que afeta significativamente a eficácia do tratamento. Este método também é usado durante o tratamento - para avaliar seu progresso. A ultrassonografia mamária também é realizada quando há suspeita de abscesso mamário, cisto mamário em mulheres lactantes, após lesões mamárias - para detectar um hematoma e avaliar danos, ou antes e depois da cirurgia de correção mamária.
Na oncologia moderna, o chamado tratamento combinado multidisciplinar, que inclui métodos de tratamento local (cirurgia e irradiação) e tratamento sistêmico (quimioterapia, terapia hormonal, terapia alvo molecular, imunoterapia).
A escolha de uma estratégia de tratamento adequada depende de muitos fatores prognósticos e preditivos. Os mais importantes são: estágio clínico, subtipo biológico e os resultados de testes moleculares.
A cirurgia continua sendo o método básico de tratamento do câncer de mama. A cirurgia do câncer de mama inclui procedimentos diagnósticos, terapêuticos e reconstrutivos. Após o tratamento cirúrgico, é possível utilizar tratamento adjuvante (radioterapia, tratamento sistêmico).
Em comparação com outros tipos de câncer, o câncer de mama tem uma alta taxa de cura. Pessoas com câncer em estágio inicial têm mais chances de serem curadas.
O outubro rosa é uma campanha de conscientização para ajudar na prevenção do câncer de mama, porém os mesmos procedimentos são de extrema importância para outras condições em mulheres como por exempo, o câncer do colo do útero.
No entanto, se estiver pensando em realizar os exames preventivos, coloque em sua consciência que existem procedimentos com a mesma efetividade para problemas no útero.
Você pode aproveitar o Outubro Rosa para realizar os seguintes exames:
Temos profissionais especializados no assunto, aproveite nossa campanha, realize seus exames, receba dicas fundamentais para sua saúde e pegue sua lembrancinha.
Este conteúdo te ajudou? Caso fique com dúvidas entre em contato conosco.
Dr. Vitor De Assis Braganholo CRM - SP 238680
Na Viva Consulta temos os melhores profissionais pertinho de você, sem plano e sem mensalidade!
*Todos os valores em até 6x sem juros.
Agende sua consulta e participe da nossa campanha Outubro Rosa!!